terça-feira, 6 de abril de 2010

"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." (Arthur Lewis)

Pode haver investimento maior do que uma boa educação? Será que é possível contabilizar o grande retorno que um pai pode ter ao ver seu filho bem formado e preparado para o futuro? Acredito que a resposta para essas duas perguntas é NÃO! Não há nenhuma outra opção que não seja a EDUCAÇÃO.
O acesso a uma educação de qualidade é primordial para o crescimento do individuo e cabe aos pais possibilitar isso aos seus filhos. E quando falo em investimento não me refiro apenas ao lado financeiro em si, me refiro sobretudo ao investimento de dedicação, de preocupação com o desempenho escolar, com suas conquistas ou suas dificuldades ao longo do processo.
Não digo apenas que investe na educação do filho aquele pai ou mãe que gasta fortunas colocando em boas escolas particulares, acredito também que investe em seu filho aquele pai ou mãe que mesmo não tendo condições assegura que o filho freqüente uma escola mesmo que da rede pública e que acompanhe seu desempenho, seu processo educacional e está presente no seu crescimento dentro e fora da escola.
Sonho com o dia em que não será mais necessário quase que implorar aos pais que venham a uma reunião com os professores,sonho com o momento em que possamos contar com seu apoio e não apenas com sua resistência em se ver como responsável pelo sucesso ou fracasso dos seus filhos. Tenho fé que esse dia chegará e com ele a renovação da motivação de muitos educadores que hoje encontro angustiados pelos corredores de tantas instituições de ensino.
Acreditando em educação como investimento e não como despesa é que alimento cada vez mais a esperança de ver esse país levar a sério nossos educadores e principalmente nossos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário