quinta-feira, 8 de abril de 2010

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: TURMA: JARDIM II ( 05 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

· Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
· Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;Criar histórias com sequência lógica;
· Fazer reconto de vários estilos de texto;
· Transmitir recados;
· Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
· Reconhecer os nomes dos colegas;
· Nomear as letras de seu nome e de outras palavras que sejam significativas;
· Reconhecer, identificar e grafar as famílias silábicas;
· Reconhecer palavras em pequenos textos;
· Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
· Evoluir da hipótese da escrita, do nível silábico para o silábico-alfabético.
· Escrever espontaneamente pequenos textos, histórias, versinhos, listas, receitas.


MATEMÁTICA


· Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
· Realizar classificações e ordenações co critérios figurais próprios, evoluindo para a utilização de critérios pré- estabelecidos;reconhecer outras formas geométricas além das básicas : esfera, cubo;
· Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
· Identificar gradativamente os numerais ( até 50) e as quantidades correspondentes;
· Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
· Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;
· Resolver problemas envolvendo a idéia de adição e subtração .

ARTES



· Reconhecer as diversa cores em situações de uso;
· Desenhar, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;
· Pesquisar e apreciar obras de artes;
· Fazer dobraduras simples;
· Desenhar figura humana com mais detalhes e diferenciação sexual.
· Utilizar a tesoura com preensão correta, para fazer recortes livres ou dirigidos;
· Modelar livremente , massinha e argila, dando clareza às formas;


MOVIMENTO

· Jogar e realizar atividades de desafios , aceitando e respeitando as regras e os resultados;
· Quicar a bola com as mãos ou os pés algumas vezes repetidas;
· Identificar e nomear mais detalhes do corpo ( sobrancelhas, calcanhar, tornozelo, etc.).

NATUREZA E SOCIEDADE



· Pesquisar fatos contextualizados;
· Dar informações sobre dados pessoais;
· Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
· Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
· Associar determinadas atividades aos dias da semana;Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.


MÚSICA

· Desenvolver a memória musical;
· Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
· Apreciar diferentes estilos musicais;
· Acompanhar ritmos simples;
· Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.


Pedagoga Luziane Nonato PereiraEspecializando em Ed. Infantil e Séries Iniciais

http://educadorasim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário