quinta-feira, 8 de abril de 2010

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: TURMA: 1º PERÍODO ( 04 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTOLINGUAGEM ORAL E ESCRITA

· Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
· Usar a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos, aprimorando e ampliando o vocabulário;
· Fazer registros espontâneos de escrita com objetivos definidos;Criar histórias com sequência lógica;
· Fazer reconto de vários estilos de texto;
· Transmitir recados;
· Reconhecer a escrita de seu primeiro nome e saber grafá-lo;
· Reconhecer os nomes dos colegas;
· Nomear as letras de seu nome;
· Reconhecer, identificar e grafar as letras do alfabeto;
· Discriminar rótulos e embalagens, identificando os mais utilizados;
· Evoluir da hipótese da escrita, do nível pré-silábico com letras para o silábico


MATEMÁTICA

· Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
· Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos , classificando-os a partir de critérios próprios, estabelecendo relações entre eles; manusear sólidos geométricos, percebendo os que rolam ou não;
· Reconhecer formas geométricas básicas: triângulo, quadrado, círculo e retângulo;
· Identificar gradativamente os numerais ( até 20) e as quantidades correspondentes;
· Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( uso social, contagem,calendário);
· Diferenciar números de letras.


ARTES

· Reconhecer as cores básicas em situações de uso;
· Evoluir no desenho, usando formas e figuras mais definidas;
· Pesquisar e apreciar obras de artes;
· Utilizar a rasgadura e a tesoura em situações de recortes;
· Modelar livremente , massinha e argila;


MOVIMENTO

· Andar, correr, saltar sem dificuldades;
· Coordenar movimentos de braços e pernas;
· Quicar a bola com as mãos;
· Participar de jogos com regras simples;
· Identificar e nomear principais partes do corpo.


NATUREZA E SOCIEDADE

· Pesquisar fatos contextualizados;
· Dar informações sobre dados pessoais;
· Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
· Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
· Associar determinadas atividades aos dias da semana;
· Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
· Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.MÚSICA
· Desenvolver a memória musical;
· Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
· Apreciar diferentes estilos musicais;
· Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas.
· Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos;
· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e
· importante forma de conhecer e representar o mundo.


Pedagoga Luziane Nonato PereiraEspecializando em Ed. Infantil e Séries Iniciais

http://educadorasim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário