quinta-feira, 8 de abril de 2010

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS: TURMA: ALFABETIZAÇÃO 1º ANO ( 06 ANOS)

ÁREA DO CONHECIMENTO

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

· Demonstrar interesse na leitura de diversas modalidades de textos;
· Usar com clareza e boa pronúncia, a linguagem como forma de expressão de idéias, fatos e sentimentos;
· Ler, interpretar, compreender a função social de diversos tipos de textos;
· Usar seu repertório lingüístico e buscar estratégias para a construção da base alfabética;
· Escrever e ler seu nome completo e identificar o nome completo dos colegas;
· Escrever com letra de fôrma e cursiva;
· Reconhecer, identificar e grafar as famílias silábicas;
· Acrescentar ao seu vocabulário e á escrita palavras com dificuldades ortográficas;
· Produzir textos individuais ou coletivos com coerência e sequência lógica;
· Evoluir da hipótese da escrita, do silábico- alfabético para o alfabético.


MATEMÁTICA

· Usar as estruturas lógico matemáticas em situações da vida cotidiana;
· Identificar critérios elaborados por terceiros para classificar e seriar;
· Ter idéia de número e compreender seu uso social;
· Reconhecer outras formas geométricas: losango, trapézio;
· Identificar gradativamente os numerais ( até 100) e as quantidades correspondentes;
· Fazer registro espontâneos dos numerais em situações de uso funcional ( contagem, uso social, contextualizado);
· Conhecer gradativamente o sistema de peso e medidas em situações de uso social;
· Conhecer suas medidas de peso, altura e sapato;Resolver problemas envolvendo a idéias de adição e subtração .


ARTES

· Utilizar a linha de base nos desenhos, que já representam objetos com relação lógica;
· Desenhar a figura humana bidimensional com mais detalhes e inicio de perspectiva;
· Pesquisar, apreciar e reproduzir obras de artes, reconhecendo diferentes estilos e técnicas;
· Ter contato com referências da vida e obra dos pintores/autores;
· Recortar gravuras e/ou cenas e montá-las novamente;
· Fazer dobraduras direcionadas.



MOVIMENTO

· Diferenciar conceitos da lateralidade ( direita/esquerda);
· Pilar corda, usar o bambolê;
· Participar de jogos de regras mais elaboradas.


NATUREZA E SOCIEDADE


· Pesquisar fatos contextualizados;
· Dar informações sobre dados pessoais;
· Ter noção onde mora, onde é sua escola, observando e descrevendo o caminho percorrido;
· Vivenciar experiências de natureza química ,física e biológica com grau crescente de dificuldade e profundidade na observação e conclusão;
· Associar determinadas atividades aos dias da semana;
· Relatar fatos ocorridos com sequência lógica;
· Desenvolver hábitos de preservação da saúde e meio ambiente.


MÚSICA


· Desenvolver a memória musical;
· Explorar livremente , instrumentos e objetos que produzam sons;
· Apreciar e acompanhar diferentes estilos musicais;
· Conhecer danças folclóricas e acompanhar coreografias mais complexas;
· Reconhecer estilos musicais diferentes;
· Brincar com música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
· Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano e importante forma de conhecer e representar o mundo.



Pedagoga Luziane Nonato Pereira / Especializando em Ed. Infantil e Séries Iniciais

http://educadorasim.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário